Furando o bloqueio do Youtube


Furar o bloqueio do Youtube é fácil e plenamente legal


Devido a uma decisão judicial divulgada recentemente, alguns provedores do Brasil já começaram a bloquear o Youtube devido ao vídeo da Cicarelli. Segundo manifestações do juiz do caso divulgadas pela imprensa, entretanto, este bloqueio ao Youtube como um todo não está determinado na sentença, que mandaria apenas bloquear o acesso ao vídeo do casal.
Mas desde a madrugada de sábado, usuários de diversos provedores (temos relatos especialmente de usuários de ADSL do sul do Brasil) perceberam que seu acesso ao site Youtube estava completamente bloqueado, indo muito além da intenção e da própria letra da sentença, segundo seu próprio juiz.

Se o YouTube estiver bloqueado no seu provedor, trata-se de uma medida puramente técnica, e a não ser que o seu contrato com o provedor preveja esta situação, não há nada de ilegal em furar o bloqueio ao Youtube, contornando-o - já que a sentença judicial não determina este bloqueio ao site como um todo, mas sim ao vídeo. Mas nada de assistir ao vídeo, pois este está mesmo proibido!

Veja abaixo o tutorial ilustrado completo.

Selecionando um servidor proxy


O primeiro passo é obter o endereço e porta de um servidor proxy internacional, ou um que fique em um provedor onde não haja o bloqueio. Se você não tiver acesso a nenhum deles, procure por open proxy list no Google, há diversas listas que trazem justamente estes dados.


Como exemplo, veja esta lista, que traz os servidores proxy no seguinte formato:
endereço:porta. Assim, o servidor 128.112.139.82:3128 deve ser entendido como sendo o endereço 128.112.139.82 e a porta 3128.


Coloque a lista de servidores proxy nos bookmarks, porque talvez você tenha que testar vários servidroes até achar um com velocidade suficiente.


Configurando seu navegador para acessar o Youtube sem bloqueio

Quando você ativa o uso de um servidor proxy, todo o seu tráfego web passa a ser encaminhado a este servidor, que atua como um intermediário. Portanto, não faça isso em um navegador onde você acesse sites com senhas, bancos, etc. De preferência, use para isto um navegador alternativo, e desative o uso da Proxy assim que não for mais acessar o Youtube.


Os passos a seguir servem para as versões correntes dos navegadores Firefox e Opera. Usei o Opera em Inglês para que os usuários de navegador em inglês possam saber os nomes dos campos - variam pouco de navegador para navegador.


1 - Configurando o Firefox


Passo 1 - Acesse a tela de preferências, clique em Avançado, Rede e Configurações, como na figura acima.


Passo 2 - Selecione "Configuração manual de proxy", preencha o endereço do servidor no campo "HTTP", a porta no campo "Porta", e certifique-se de desmarcar o campo "Usar este proxy para todos os protocolos", como na figura acima.


Confirme clicando em Ok, e você já pode acessar o Youtube. Teste assistindo a este vídeo. Se ficar muito lento ou não funcionar, selecione outro servidor proxy e repita a operação.


2 - Configurando o Opera


Passo 1 - Acesse a tela de preferências, clique em Advanced, Network e Proxy Servers, como na figura acima.

Passo 2 - Selecione a checkbox ao lado do campo "HTTP", preencha o endereço do servidor no campo "HTTP", e a porta no campo "Porta", como na figura acima.

Confirme clicando em Ok, e você já pode acessar o Youtube. Teste assistindo a este vídeo. Se ficar muito lento ou não funcionar, selecione outro servidor proxy e repita a operação.

Sobre bloqueios e censura

A Internet foi projetada para resistir a um ataque nuclear, e tende a rotear ao redor de tentativas de censura e bloqueio - ainda mais em casos como este, em que o próprio juiz que proferiu a sentença confirmou que o bloqueio completo não foi determinado.

Eu testei as dicas acima com sucesso em diversas proxies, e com outras não funciona - as diferenças de velocidade são espantosas. Mas não posso divulgar uma lista das que funcionaram, senão elas rapidamente serão sobrecarregadas, e pagarão o preço por sua disponibilidade. Se cada um procurar as suas, o tráfego se distribuirá de forma mais equilibrada. Não abuse da banda que estes servidores disponibilizam livremente para seu uso.

Compartilhe nos comentários dicas adicionais, se tiver. E sempre que tiver oportunidade, faça sua parte como cidadão para evitar que o pesadelo da censura volte a se abater sobre o Brasil.

"Desta vez foi apenas uma decisão técnica mal planejada, mas a próxima pode ser pior. "



"Tá, Acredito" Veja entrevista com a Cicarelli com mais um vídeo do "Youtube"


R@f@a&l

Comentários